ONDE ENCOTRAR FISIOTERAPIA DOMICILIAR Pelo RIO Por JANEIRO

Conheça Os Benefícios Da Fisioterapia Domiciliar

A fisioterapia domiciliar costuma ser muito importante, pois fisioterapeuta pode observar ambiente em que idoso vive e interferir com mais eficácia nas atividades desenvolvidas no cotidiano do idoso, fazendo uso de orientações e até mesmo sugerindo a mudança de alguns objetos na casa, que chamamos de Ergonomia. Estas adaptações servem para facilitar a vida do idoso e prevenir acidentes (por exemplo: evitando uso inadequado de tapetes que podem levar ao desequilíbrio, queda e, consequentemente, a uma fratura). Fisioterapia neurofuncional - Área da Fisioterapia que visa ao estudo, diagnóstico e tratamento de distúrbios neurológicos que envolvam ou não disfunções motoras; por exemplo, pacientes que sofreram um acidente vascular encefálico (AVE). A fisioterapia neurofuncional induz ações terapêuticas para recuperação de funções, entre elas a coordenação motora, a força, equilíbrio e a coordenação. A terapêutica em Fisioterapia neurológica baseia-se em exercícios que promovam a restauração de funções motoras, de forma a resolver deficiências motrizes e aperfeiçoar padrões motores, com importante fundamentação nos princípios neurofisiológicos da facilitação neuromuscular proprioceptiva.

A atividade física alivia estresse e age no sistema nervoso, estimulando a memória e também as funções motoras. Quem pratica exercícios regularmente desde a infância ativa as células cerebrais e tende a enfrentar melhor as situações de estresse. Além disso, uma pessoa que não pratica atividade tem pouco apoio social, que aumenta as chances de sofrer de depressão ao longo da vida”, explica Savioli. Por isso, exercício também ajuda na prevenção da doença.

Destaca-se, no entanto, que tal proximidade do profissional ao ambiente familiar-domiciliar proporciona, além dos cuidados diretos no tratamento da doença, uma visão do contexto familiar, especificamente às barreiras ambientais e relacionais na prevenção de agravos à saúde do ser cuidado e da família, unidade de cuidados domiciliares. Nesse enlace de cuidados, fisioterapeuta vislumbra conhecer ambiente em que vive paciente, tornando mais fácil fazer treino de AVDs e instruí-lo quanto às suas limitações, de modo a proporcionar melhora na adaptação à realidade experienciada nesse momento de fragilidade da saúde.

conceito de que a fisioterapia domiciliar se restringe apenas a pacientes acamados vem sendo derrubado dia após dia. Claro que para eles este é serviço mais indicado devido a sua impossibilidade de locomoção, todavia, a população em geral vem crescentemente procurando mais e mais profissionais que disponibilizam com excelência os serviços de fisioterapia em todas as suas áreas de atuação.Fisioterapia

Com isso, profissional de saúde é capaz de analisar a fundo meio em que paciente vive, que permite encontrar as barreiras que impedem um dia a dia mais saudável, livre de riscos de quedas Fisioterapia FisioPrevent e acidentes. VAN DER SCHAAF M et. al. Functional status after intensive care: a challenge for rehabilitation professionals to improve outcome. J Rehabil Med 2009; 41: 360-366.

OBJECTIVES: The objective of this study is to publish the results found about the state of the art in the field of home physical therapy care. As orientações dadas aos familiares são melhor empregadas, pois terapeuta estará junto para encontrar aqui ensiná - los a colocar em prática. Durante a sessão devem ser prescritos exercícios de aquecimento, alongamento dos principais grupos musculares e exercícios de força e mobilidade global.

São diversos os motivos que levam paciente ou sua família a optar pelo serviço de fisioterapia domiciliar, em vez do atendimento convencional em uma clínica de fisioterapia, sendo esses motivos desde uma incapacidade, como uma restrição ao leito, até a comodidade e praticidade desse tipo de atendimento. Durante a terapia é necessário tomar alguns cuidados de acordo com as alterações que idoso apresenta. Como exemplo, se paciente apresenta alteração sensorial originada por uma diabetes, uso de eletroterapia pode não ser indicada já que idoso não saberá ao certo qual a intensidade ideal do aparelho, podendo causar lesões.

Declínio funcional pode ser definido como a perda de habilidades na realização de atividades de vida diária entre período pré-morbidade, classificado como estado funcional prévio ao internamento, e desempenho atual durante a estadia hospitalar, e até três meses após a alta (18). A presença de declínio funcional é preditor de resultados insatisfatórios na alta hospitalar e há forte correlação com prolongados períodos de internação, aumento de mortalidade, maior necessidade de reabilitação domiciliar e dos custos hospitalares (9).

Kyria Sabin, uma famosa instrutora americana, escreveu um artigo para a revista Pilates Style deste mês sobre os desafios de ensinar Pilates para as crianças. Na matéria, ela conta como foi difícil atrair a atenção de sua filha, de 12 anos. Ela precisou surpreendê-la e desafiá-la com movimentos diferentes. A chave é assumir simultaneamente os papeis do instrutor firme, do amigo leal e do animador de festa. A maioria das crianças não é motivada pelo fato de que Pilates é bom para ser um adulto saudável. Elas precisam de explicações mais diretas sobre como Pilates pode ajudá-los agora”, explica Kyria.

A fisioterapia respiratória pode atuar tanto na prevenção quanto no tratamento das pneumopatias utilizando-se de diversas técnicas e procedimentos terapêuticos tanto em nível ambulatorial, hospitalar ou de terapia intensiva com objetivo de estabelecer ou restabelecer Fisioterapia domiciliar um padrão respiratório funcional no intuito de reduzir os gastos energéticos durante a respiração, capacitando indivíduo a realizar as mais diferentes atividades de vida diária sem promover grandes transtornos e repercussões negativas em seu organismo.

Percebeu-se que a indicação da oxigenoterapia se faz necessária quando por algum motivo paciente que apresente quadros hipoxemicos e a sua administração é prescrita pelo médico, mas é de suma importância saber as contra-indicações, os cuidados na sua administração, pois ele é tóxico quando administrado em altas doses e de maneira errada, porém é benéfico quando utilizado adequadamente.

Uma ótima solução para isso é a fisioterapia domiciliar em Higienópolis, na qual fisioterapeuta vai até a casa do paciente e realiza os exercícios e as atividades utilizando equipamentos portáteis de modo exclusivo e individual. Morris et. al. (2008) demonstrou uma comparação entre mobilização precoce na UTI com cuidados usuais, composta por grupo controle e grupo protocolo, e observou que os pacientes que receberam mais sessões de fisioterapia tiveram menor tempo de permanência hospitalar.

Fisioterapia


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *